Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
25
25 JUN 2020
ETE
Chefe do Executivo vistoria obras de saneamento da bacia do Palmital
Outras duas bacias de tratamento de esgoto - do Barbosa e do Pombo - já estão funcionando

O prefeito Daniel Alonso vistoriou na manhã desta quinta-feira, dia 25, a última fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Palmital. Ele esteve acompanhando pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Santana Rezende. A unidade está em construção e em ritmo acelerado, com previsão de entrega ainda em 2020. Hoje, Marília já trata 70% do esgoto.
Também estiveram presentes durante a vistoria das obras o diretor do Senai (Serviço Nacional da Indústria) em Marília, Ronaldo Sotrate Junior; o secretário municipal Levi Gomes (Fazenda); o presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), André Ferioli; os engenheiros Reinaldo Pavarini (diretor da Replan) e Rodrigo Ercílio Coneglian (Replan); João Augusto Oliveira Filho, vice-presidente do Daem; e o engenheiro da Secretaria de Obras Públicas, Adônis Moron Rodrigues.
A Bacia do Palmital tratará 487 litros de esgoto por segundo. Serão duas lagoas de aeração e quatro de decantação. A obra está sendo construída na zona leste, ao lado do distrito de Dirceu, em uma área total de 157 mil m² e vai beneficiar mais de 110 mil moradores nas regiões leste e norte da cidade.
Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregado as duas primeiras obras do sistema: a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa. Juntas as estações tratam 70% do esgoto de Marília.
A construção da última fase está sendo realizada pela empresa Replan Saneamento e Obras, vencedora do processo licitatório.
Segundo Reinaldo Pavarini, presidente da Replan, as obras estão adiantadas, com cerca de 40% já concluída em apenas dois meses. “Deus foi muito generoso e estamos terminando a parte da terraplanagem de todas as lagoas. Já fizemos a terraplanagem nas quatro lagoas de decantação e estamos agora na parte de terraplanagem nas duas lagoas de aeração”.
O presidente do Daem, André Ferrioli, destacou a importância da obra. “Tudo isso vem de encontro com a administração do prefeito Daniel Alonso de melhorar a qualidade de vida do município em geral, e com isso beneficia indiretamente as cidades da região”.
O diretor do Senai, Ronaldo Sotrate Júnior, que foi visitar a obra à convite do prefeito Daniel Alonso, lembrou que esta obra coloca Marília à frente de muitas cidades do Brasil “Marília dá um grande passo, sai à frente e quem ganha com isso é a população de nossa cidade e da região, porque Marília vai ser uma cidade com 100% do esgoto tratado, poucas cidades no Brasil tem isso hoje.”
O presidente da Câmara de Marília, Marcos Santana Rezende, classificou o conjunto da obra de tratamento de esgoto de Marília como a mais importante nestes 91 anos da cidade de Marília. “O prefeito Daniel e esta Câmara ficarão na história de Marília por terem participado desta obra que vai trazer melhor qualidade de vida para a população.”
O prefeito Daniel Alonso destacou que o Congresso aprovou o marco regulatório do saneamento básico na quarta-feira (24), mas Marília já está bem na frente nessa questão.
“Nós estamos resolvendo o maior problema ambiental da cidade de Marília e isso também se refletirá em mais 92 municípios da nossa região. Esta é a maior obra de saneamento de toda a região. Bauru, que é maior, não conseguiu ainda fazer o seu saneamento e nós vamos entregar todas as obras de saneamento prontas e funcionando este ano ainda. Ao termos 100% do esgoto tratado na cidade não só melhoraremos a qualidade de vida de nossa população, como atrairemos para cá outras empresas que procuram cidades com saneamento básico para se instalar, ou seja, isso gerará também mais desenvolvimento e muitos empregos para a cidade”.
As bacias do Pombo, que recebe por segundo 209 litros e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas oeste e norte; e a do Barbosa atende 85 mil pessoas da região central e da zona sul com 231 litros por segundo de esgoto, já estão em pleno funcionamento.

 

Fotos: Julio Cesar de Carlis

VINCULADOS À PÁGINA:
Obras Públicas
Galerias de Fotos Vinculadas
25/06/2020
Prefeito Daniel Alonso vistoria obras de saneamento da bacia do Palmital
Rua: Bahia, nº 40 - Centro/ CEP: 17501-900
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08 ás 17 horas
Inscreva-se em nossa newsletter e receba informativos
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia