02 JUL 2020
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura mantém ações de Educação Ambiental e divulga onde descartar lixo eletrônico em Marília
Objetivo da gestão é fazer com que Marília se torne um município sustentável

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, tem buscado desde o início da gestão do prefeito Daniel Alonso a melhoria da qualidade de vida da população e isso passa por cuidar bem do meio ambiente, sendo que uma de suas ações foi a busca de instalação de Ecopontos na cidade.
Em fase final de construção, os Ecopontos servirão como locais de descartes para entregas voluntárias de materiais recicláveis, a serem gerenciados em parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas, e estão previstos para funcionarem ainda em 2020.
Mas a cidade de Marília já possui diversos pontos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento, visando cuidados ambientais em promoção à sustentabilidade e inclusão social no município.
O objetivo da reciclagem é reduzir a extração de matéria prima diretamente do meio ambiente, evitando danos às áreas suscetíveis de exploração comercial. Assim, a reciclagem visa reaproveitar o material já existente, reutilizando os insumos para a produção de novos produtos que necessitam do mesmo material para sua fabricação.
A administração do prefeito Daniel Alonso busca soluções para tornar Marília um município sustentável, desenvolvendo ações locais que causem impactos positivos em benefícios ao planeta, quando somados aos esforços dos demais países que desenvolvem os mesmos pensamentos.
Por isso, leis e ações estão sendo desenvolvidas para tornar nossa cidade modelo em desenvolvimento sustentável, preocupando-se desde a origem na produção dos insumos, até seu descarte final, dando o destino ambientalmente correto para cada item a ser descartado, segundo a sua espécie.
Diversas empresas e instituições já realizam a coleta de materiais recicláveis ou reutilizáveis na cidade, colaborando com a captação destes itens nocivos ao meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, reaproveitando materiais na produção de novos insumos a serem reutilizados no setor industrial.
LIXO ELETRÔNICO:
Computadores, tablets, impressoras e acessórios de informática podem ser doados ao Projeto Reciclatec, desenvolvido pela Etec Antônio Devisate, sob coordenação do Professor Fábio Henrique Zanella Moura. Os materiais podem ser entregues na avenida Castro Alves, 62, sob agendamento, na região central do município.
Os materiais recebidos são desmontados para desenvolvimento dos ensinos aos alunos da área de computação, onde as peças em condições de uso são reaproveitadas para montar novas máquinas, doadas para instituições e ONG’s, promovendo a inclusão digital. As peças obsoletas, sem condições de reaproveitamento, são encaminhadas para reciclagem dos materiais segregados, segundo suas espécies.
Mais informações sobre os descartes, projetos e contatos da Etec poderão ser obtidos visitando o site: http://reciclaetec.com.br/

Meio Ambiente e Limpeza Pública